Cinema Musical na América Latina

Realizado entre 2013 e 2018, o projeto Cinema Musical na América Latina, beneficiado pelos editais FAPESB 11/2013, de apoio à formação e articulação de redes de pesquisa no Estado da Bahia, e Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013, teve como objetivo  realizar uma cartografia analítica dos musicais cinematográficos latino-americanos de longa-metragem.

O núcleo gestor do projeto foi o Laboratório de Análise Fílmica (LAF), liderado pelos professores Guilherme Maia e José Francisco Serafim. A rede formada no Estado da Bahia para a realização desta pesquisa contou com a colaboração do curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob a liderança do professor Guilherme Sarmiento, e de docentes e discentes do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), coordenados pelos professores Francisco Vasconcelos e Leonardo Bião.

Interessou-nos muito a natureza singular das obras, suas estruturas e processos internos, as estratégias de produção de efeitos, mas, em igual medida, a relação dinâmica entre os filmes e as contingências políticas, sociais, históricas, culturais, tecnológicas e econômicas que os configuram e neles reverberam. Sem nenhuma perspectiva totalizante, o que nos moveu foi o desejo de contribuir para a geração de um fluxo de distintas visões e escutas sobre os filmes musicais latino-americanos e de compartilhar esse conhecimento com pesquisadores, estudantes e cinéfilos interessados no tema.

De modo geral, o projeto foi exitoso em pelo menos dois aspectos: produção de conhecimento em torno do Cinema Musical da América Latina e a criação de laços produtivos de pesquisa com investigadores latino-americanos e com pesquisadores europeus e estadunidenses interessados no cinema e na música da América Latina, contribuindo para a visibilidade internacional do programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e à UFBA.

O sumário a seguir, apresenta as principais ações desenvolvidas ao longo da vigência do projeto, com links para informações complementares, artigos e material audiovisual produzidos pela pesquisa.

Publicações

Artigos publicados em periódicos com Peer Review

MAIA, Guilherme; AZEVÊDO, Euro. Quanto vale uma chanchada? Disputas conceituais e valorativas em torno das comédias cinematográficas brasileiras (1940-50). Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, v. 6, p. 105-125, 2018.

COELHO, Sandra Straccialano. Música e biografia no documentário brasileiro: uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim. Sessões do imaginário (impresso), v. 22, p. 190-198, 2017.

MAIA, Guilherme; BOUHABEN, Miguel Alfonso; COELHO, Sandra Straccialano. Vozes da guerra, cantos de amor: um documentário-balada sobre meninos soldados. Doc On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, v. 1, p. 61-84, 2017.

MAIA, Guilherme; GUIMARÃES, Leandro Afonso. Tangos, ditaduras e carnavais: entrevista sobre o cinema musical argentino. Extraprensa (USP), v. 11, p. 301-307, 2017.

SARMIENTO, Guilherme; BATISTA, Lucas Ravazzano. Entrevista com Ana Rieper: documentários musicais como um território de afetos. Doc On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, v.22, p. 381-387, 2017.

MAIA, Guilherme, SARMIENTO, Guilherme, FÉLIX, André. Entrevista com Antônio Carlos Fontoura. CineCachoeira – Revista de Cinema e Audiovisual da UFRB, Ano VI, n. 9,  2016. Transcrição de João Marciano Neto. 

MAIA, Guilherme; RAVAZZANO, Lucas. O Cinema Musical na América Latina: uma cartografia. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 42, p. 212-231, 2015.

MAIA, Guilherme; COELHO, Sandra. Em busca do tesouro: rock e juventude em dois momentos do cinema musical brasileiro. Extraprensa (USP), v. 9, p. 124-138, 2015.

MAIA, Guilherme; RAVAZZANO, Lucas. A narrativa de duplo foco na dramaturgia do musical cinematográfico clássico de Hollywood. Repertório Teatro & Dança, v. 17, p. 58-66, 2014.

SARMIENTO, Guilherme. O sabor da melancia: um musical excêntrico. CineCachoeira – Revista de Cinema e Audiovisual da UFRB, Ano III, n. 5, 2013. 

Capítulos de livros

MAIA, Guilherme. Musicais cinematográficos latino-americanos da era de ouro: tangueros, prostibulares, carnavalescos. In: MAIA, Guilherme; ZAVALA, Lauro (org.). Cinema Musical na América Latina: aproximações contemporâneas. 1 ed. Salvador: Edufba, 2018, v. 1, p. 61-98.

SARMIENTO, Guilherme. Entrevista com João Luiz Vieira. In: MAIA, Guilherme; ZAVALA, Lauro (org.). Cinema Musical na América Latina: aproximações contemporâneas. 1 ed. Salvador: Edufba, 2018, v. 1, p. 599-608

MAIA, Guilherme. Cadencias del samba en las chanchadas de la década de 1950. In: SCHULZE, Peter W. (org.). Los “transgéneros” tango, samba y ranchera: (re)configuraciones mediáticas y culturales. Madrid: Iberoamericana. [Aceito para publicação em 2018, ainda não publicado].

MAIA, Guilherme; FRANCA, Scheilla e RAVAZZANO, Lucas. Tradições e desvios no musical cinematográfico de ficção brasileiro contemporâneo. In: SCHULZE, Peter e CARVALHO, Vinícius (org.). Cultura sonora lusófona: música, voz e som na transposição midiática. Oxford: Peter Lang Editions.  [Aceito para publicação em 2018, ainda não publicado].

Entrevistas

Durante a vigência do projeto foram realizadas 48 entrevistas com realizadores/as e pesquisadoras/es: 18 pessoas do Brasil, 10 da Argentina, 6 do México, 4 da Colômbia, 2 do Equador, 1 de Cuba, 2 da Inglaterra, 1 dos EUA e 1 da Alemanha. A maior parte desse material foi transcrito e/ou editado e publicado em revistas acadêmicas. O material audiovisual produzido foi organizado em 12 programas e exibido no projeto Em casa com a Facom (2020). Os vídeos das entrevistas podem ser vistos clicando aqui.

Artigos publicados em anais

MAIA, Guilherme; AGUIAR, Monique. Mulheres & Chanchada: uma análise dos tipos femininos em comédias musicais da Atlântida. In: ACOSTA, Monica; RODRÍGUEZ, Alejandra F.; ELIZONDO, Cecilia (org.). Actas del V Congreso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. 2016, v. 1. 

MAIA, Guilherme; AZEVÊDO, Euro. O Musical em transe: uma análise de filmes musicais realizados por diretores modernos no Brasil. In: VALENTE, Antonio Costa; CAPUCHO, Rita (org.). AVANCA CINEMA 2015. 1 ed. Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2015, v. 1, p. 665-672.

MAIA, Guilherme. Os filmes musicais no Brasil: uma cartografia preliminar dos musicarnavelescos às cinebiografias contemporâneas. In: VALENTE, Antônio C.; CAPUCHO, Rita (org.). Avanca Cinema International Conference 2014. 1 ed. AVANCA, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014, v. 1, p. 855-861.

RAVAZZANO, Lucas. The singing detective e a tradição do musical americano clássico. In: VALENTE, Antônio C.; CAPUCHO, Rita (org.). Avanca Cinema International Conference 2014. 1 ed. AVANCA, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014, v. 1, p. 925-30.

Livro Cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas

Menina dos olhos deste projeto, o livro Cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas foi organizado pelo gestor do projeto, professor Dr. Guilherme Maia, em parceria com um dos mais influentes pesquisadores latino-americanos na área de Análise Fílmica, o professor Dr. Lauro Zavala, da Universidad Autónoma Metropolitana do México (UAM). 

Após o processo de duplo-cego, no qual foram descartados os artigos que receberam duas avaliações “não-recomendado” e refeitos os artigos que foram avaliados como “recomendado com sugestões”, ficamos com 16 artigos, em português, e 11 artigos, em espanhol, além de 2 testemunhos, um em cada idioma. Para dar mais equilíbrio entre os idiomas, nós descartamos artigos escritos pelos membros do Laboratório de Análise Fílmica (LAF). Foi uma decisão difícil, uma vez que eram excelentes artigos, mas, por outro lado, a decisão contribuiu para diminuir a endogenia do projeto. Esses artigos, assinados por pesquisadores, doutorandos e mestrandos do LAF foram encaminhados para publicação em livros internacionais e revistas qualificadas da área conforme lista de “Artigos publicados em periódicos Peer Review” e “Artigos publicados em anais”. 

Para baixar o livro, clique aqui

Comunicações

Conferências e encontros com grupos de pesquisa

Visando a uma mais ampla visibilidade da natureza e dos resultados parciais da pesquisa, em algumas das cidades em que foram gravadas as entrevistas do projeto, realizamos também conferências e encontros com grupos de pesquisa.

– Conferência “Clásicos, modernos, contemporâneos: el cine musical en Brasil”

Local: La Universidad de las Artes (Equador) | Data: 26/04/2017 

– Conferência “Cine musical Brasileño”

Local: Universidad La Sabana (Colômbia) | Data: 19/04/2017 

– Apresentação do projeto no Centro de lnvestigación y Nuevos Estudios sobre Cine (CIyNE)

Local: Universidad de Buenos Aires (Argentina) | Data: 04/08/2016

– Conferência “El cine musical en América Latina”

Local: Cineteca Nacional de México (México) | Data: 16/06/2016

Comunicações em eventos

MAIA, Guilherme. Filmes musicais contemporâneos no Brasil: o que os move e “O que se move”. VI Cocaal – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. UFF, Rio de Janeiro, 2018.

MAIA, Guilherme. O canto e o corpo da América hispanohablante nas comédias musicais brasileiras clássicas. XIV Congresso Internacional da Brazilian Studies Association. PUC, Rio de Janeiro, 2018.

MAIA, Guilherme. Um paraíso sexual tropical? Um exame do tropo das rumbeiras nas chanchadas. XXXVII International Congress of the Latin American Studies Association. Barcelona/Espanha, 2018. 

MAIA, Guilherme. Cinema musical brasileiro contemporâneo: o veio comercial das cinebiografias e tendências heterodoxas. 12º Congresso Alemão de Lusitanistas – Polifonia: uma língua, muitas vozes, Johanes Gutenberg-Universität Mainz. Mainz/Alemanha, 2017.

MAIA, Guilherme; GUIMARÃES, Leandro A. Os sons da encenação em Sur, uma película político-tanguera. XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE, Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2016.

MAIA, Guilherme. Cinema Musical Brasil/América Latina. 10º Interculte – Cinemas possíveis: rupturas e autorias na contemporaneidade, Centro Universitário Jorge Amado. Salvador, 2015. 

MAIA, Guilherme; COELHO, Sandra. Em busca do tesouro: rock e juventude no cinema musical brasileiro. XIX Encontro da Socine; Inst. promotora/financiadora: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Campinas, 2015.

MAIA, Guilherme. Cinema de tangos, sambas e boleros: a trama da canção popular na indústria cinematográfica latino-americana (1930-60), III Cocaal – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. Relatos Selvagens: tensões, disputas e desvios. Niterói, 2015.

MAIA, Guilherme. Estéticas, identidades e disjunções latinas. 11º Encontro Internacional de Música e Mídia (MUSIMID). Universidade Paulista, São Paulo, 2015.

MAIA, Guilherme (moderador). Linguagens audiovisuais: papel da música na construção de um padrão de gosto latino-americano. Universidade Paulista, São Paulo, 2015.

MAIA, Guilherme. Tem cabaretera no samba? Um estudo comparativo entre as Eras de Ouro dos musicais cinematográficos no Brasil e no México. XI Congreso de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular: rama latinoamericana. UFBA/UFRB, Salvador e Cachoeira, 2014.

MAIA, Guilherme. Os filmes musicais no Brasil: uma cartografia preliminar dos musicarnavelescos às cinebiografias contemporâneas. AVANCA CINEMA 2014 5th International Conference Cinema ‐ Art, Technology, Communication. Avanca, Portugal, 2014.

RAVAZZANO, Lucas. The singing detective e a tradição do musical americano classico. AVANCA CINEMA 2014 5th International Conference Cinema ‐ Art, Technology, Communication. Avanca, Portugal, 2014.

MAIA, Guilherme. O filme musical no Brasil após o fim do ciclo das comédias carnavalescas. XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), Universidade de Fortaleza, 2014. 

Pesquisa em Bibliotecas e Acervos

Pesquisa no Brasil

Conforme informado em relatório anterior, na fase inicial da pesquisa dois membros da equipe foram a São Paulo realizar pesquisa no acervo da Cinemateca Brasileira, visando detectar e coletar material teórico produzido em língua portuguesa sobre os musicais cinematográficos, de um modo geral e sobre os musicais produzidos no Brasil. Em verdade, essa ação de pesquisa operou como mais um forte indício de que as intuições de base da nossa investigação tinham, de fato, razão de ser. É praticamente mínima a produção de textos em português que tratem desse tema de uma forma sistematizada e extensa. Apesar disso, a viagem está longe de ter sido infrutífera. Em primeiro lugar porque aumentou a motivação para pesquisar na área escrever sobre isso, mas também por ter apontado alguns pontos de partida para a investigação. O material colhido na Cinemateca, que inclui textos de livros, jornais e embora sejam, em sua maioria, tangenciais ao tema central, contribuíram sobremaneira para um panorama do estado da arte sobre os musicais no Brasil. 

Pesquisa no exterior

Nas viagens à Argentina e ao México, foram realizadas pesquisas nas bibliotecas da Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC, Buenos Aires) e na biblioteca da Cineteca Nacional (México). Fomos recebidos pelos diretores dessas bibliotecas, que, além de nos concederem entrevistas para o nosso projeto, foram excelentes guias na busca por publicações de nosso interesse e, além disso, generosos, pois ambos nos deram de presente livros que vieram a ser fundamentais para a nossa pesquisa. Ademais, foi possível manter aberto até hoje o fluxo de comunicação com eles, ou seja, os dois, de certa forma, passaram, informalmente, a ser colaboradores da nossa investigação. Registramos nesse relatório nossos agradecimentos ao Sr. Adrián Mouyo, da ENERC, e ao Sr. Raul Miranda, da Cineteca Nacional.

Trabalho em Redes

Ao longo do projeto foram criados laços de pesquisa com importantes redes de pesquisadores da América Latina e Europa conforme lista abaixo:

Comisión de Estudios Audiovisuales Brasileños da Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual (ASAECA) 

Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano (RICILA)

Asociación Mexicana de Teoría y Análisis Cinematográfico (SEPANCINE) 

Latin American Studies Association (LASA)

Brazilian Studies Association (BRASA)

Red Iberoamericana de  Narrativas Audiovisuales (Red Inav)

Ainda no território das articulações internacionais, cabe destacar a visita de pesquisadores estrangeiros à Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), unidade que sedia este projeto, para realizar conferências, minicursos e outras atividades.

1 – Lauro Zavala (Universidad Autónoma Metropolitana, México D.F.)

Conferência de abertura do Seminário Mahomed Bamba de Comunicação. 

Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, 01/12/2016

Ver em http://lafposcom.com.br/semana-mahomed-bamba/

2 – Peter Schulze (Universidade de Bremen, Alemanha, especialista em Latin Studies)

Palestra e minicurso ministrado nas dependências da Faculdade de Comunicação da UFBA, entre os dias 19 e 21/09/2016.

Ver em http://lafposcom.com.br/facom-recebe-pesquisador-alemao-para-palestra-e-minicurso-sobre-cinema-latino-americano/

3 – Cristina Conde Félix, Basília Madrid e Raul Linares (Universidad de Baja California, Mexicali, México.)

Os(as) docentes de Mexicali fizeram uma estância na Bahia entre os dias 06 e 16 do mês de junho de 2017, realizando atividades na Faculdade de Comunicação da UFBA (encontros com os dois subgrupos do Laboratório de Análise Fílmica (Pepa e Nannok), gravação de entrevistas e visita à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (campi de Cachoeira e Santo Amaro da Purificação)

4 – Ana M. López (Vice-reitora da Tulane University, New Orleans, especialista em cinema latino-americano)

Minicurso “Intermedialidades sonoras no cinema latino americano”, ministrado nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2017 no auditório II do PAF V da Universidade Federal da Bahia, campus de Ondina.Ver em http://lafposcom.com.br/laf-oferece-minicurso-gratuito-sobre-relacoes-entre-radio-e-cinema-na-america-latina/

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skip to content