COORDENAÇÃO_Guilherme Maia

Guilherme Maia

Nome do projeto atual:

Canção popular e cinema: poéticas latino-americanas

Ano de ingresso:

2003

Guilherme Maia tem graduação e mestrado em Música na Unirio e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBA. É professor da Faculdade de Comunicação da UFBA e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) na mesma instituição. É coordenador do Laboratório de Análise Fílmica, grupo de pesquisa do PósCom, e membro da Comisión de Estudios Audiovisuales Brasileños da Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual (AsAECA). Baixista e compositor, tem canções gravadas por Ney Matogrosso, Alcione e Elba Ramalho, entre outros. Seus trabalhos mais recentes na área do audiovisual foram composições para os curtas de animação Mãe d’Água (Lamonier Angelo, 2014) e Orum Ayê (Jamile Coelho e Cinthia Maria, 2015), e a direção musical do longa-metragem Café Com Canela (Ary Roza e Glenda Nicácio, 2017). No âmbito da pesquisa, trabalha como foco em questões relacionadas aos aspectos sonoros e musicais de obras audiovisuais, atualmente com ênfases na canção popular e no cinema latino-americano. Entre suas publicações estão o livro “Elementos para uma poética da música dos filmes” (Appris, 2015) e a co-organização das coletâneas  “Ouvir o documentário: vozes, música e ruídos (Edufba, 2015) e “O cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas” (Edufba, 2018).

Projeto atual: 

Canção popular e cinema: poéticas latino-americanas

O projeto se dedica a uma revisão do estado da arte sobre as relações entre canção popular e cinema, e a mapear dinâmicas expressivas da canção popular em filmes produzidos na América Latina. Com especial interesse na faculdade da canção de ativar de um modo particular a dimensão sensível da fruição mobilizando memórias afetivas e processos identitários, o projeto propõe reflexões sobre o modo como os nossos múltiplos modos de tocar e de cantar, assim como as paisagens musicais urbanas e rurais da região operam, em algumas obras, como trincheiras simbólicas de lutas identitárias e de resistência contra a colonização da escuta e do olhar. O projeto teve início no âmbito do estágio pós-doutoral realizado no PPGCine da Universidade Federal Fluminense, sob a supervisão do Prof. João Luiz Vieira, e segue em andamento. 

Nome do projeto atual:

Canção popular e cinema: poéticas latino-americanas

Orientador do projeto:

Produções acadêmicas:
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